CIRURGIA PLÁSTICA DAS BOCHECHAS
A bichectomia é a cirurgia plástica das bochechas. Nesse sentido, as pessoas que têm a região malar (bochechas) ampla e que desejam refinar e/ou aprimorar sua fisionomia facial recorrem a essa cirurgia.
Visto que, a bichectomia resume-se na retirada de uma estrutura específica da face que é a Bola de Bichat.
Essa consiste em um acúmulo de gordura que está presente em todas as pessoas em maior ou menor grau. Assim, o excesso da Bola (gordura) de Bichat, que pode ser por aspecto genético ou por excesso de peso global, provoca essa fisionomia arredondada da face e sua redução é indicada através da bichectomia.
A Bola de Bichat é uma gordura que está localizada entre os músculos da mastigação, evitando, assim, que haja atrito entre eles. Por isso, apenas uma parte dela é removida.
A bichectomia tem caráter tanto estético quanto funcional. Na primeira, ela afina o rosto, dando o efeito “blush”; e na segunda, ajuda os pacientes que são mordedores crônicos das bochechas.
Para quem é indicado?
É indicado para a maioria dos pacientes que procuram melhorar o contorno facial e afinar o rosto.
Lembrando que mesmo que você se encaixe nas recomendações abaixo, a bichectomia só será uma boa opção se o paciente estiver saudável, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia; não estiver fumando; tiver uma perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia; e tiver peso estável, ou seja, sem oscilações significativas do peso.
– Possui insatisfação com o volume das bochechas;
– Tem baixa autoestima e insegurança com a aparência do rosto;
– Possui o rosto redondo, mesmo perdendo peso;
– Deseja uma estética facial mais atraente.
Anestesia
Anestesia local associada à sedação. Opção de anestesia geral em alguns casos.
Duração
O tempo cirúrgico varia entre 40-60 minutos, conforme as alterações do paciente.
Internação
Regime ambulatorial, com alta em torno de 2 horas após o término do procedimento.
Incisões/Cicatrizes
Geralmente 1-1,5 cm na mucosa oral, dentro da boca. Por isso, não perceptíveis externamente.
Cirurgia
O procedimento é realizado por cirurgia intraoral, isto é, a incisão é feita na parte de dentro da bochecha, já que as mucosas bucais têm uma melhor cicatrização e não deixam marcas visíveis. Além disso, para garantir a segurança dos pacientes, este procedimento deve ocorrer sempre em ambiente hospitalar.
Pós-operatório
É fundamental que o paciente siga rigorosamente todas as recomendações e, no caso de dúvidas, entre diretamente em contato com o seu Cirurgião Plástico.
Recomendações
Após a cirurgia, fazer uso de gelo no local por 3-5 dias. Além disso, é recomendado dormir com a cabeceira elevada e fazer exercícios respiratórios e de membros inferiores precocemente;
Recuperação
O retorno ao trabalho, se não houver esforço físico, pode iniciar em alguns dias. Já atividades físicas e esforços devem aguardar por pelo menos 30 dias;
Dor ou Desconforto
Nesse período é comum o aparecimento de equimoses (roxos), inchaço e diminuição da sensibilidade em alguns locais, tais sintomas vão desaparecendo de forma gradual. Desconforto ou dor temporários podem acontecer, sendo tratados com analgésicos simples.