CIRURGIA PLÁSTICA DOS BRAÇOS
Braquioplastia é a cirurgia plástica dos braços. As alterações nos braços associadas à perda de peso são notórias e influenciadas por múltiplos fatores, incluindo índice de massa corpórea (IMC), idade e sexo do paciente. A cirurgia plástica dos braços remodela e trata a flacidez, geralmente causada pelo excesso de pele oriunda de uma perda excessiva de peso.
Particularmente em mulheres, e principalmente a partir da quinta década de vida.
O corpo feminino frequentemente apresenta excesso de gordura e/ou pele, apesar de mudanças relativamente pequenas em seu IMC.
Esse procedimento, torna-se importante, especialmente para as mulheres, uma vez que os braços representam uma parte considerável para a estética feminina, principalmente ao vestir blusas sem mangas e em ocasiões em que ela precisa fazer o famoso movimento do “tchauzinho”.
Tem como objetivo melhorar o contorno da região dos braços. Isso através da remoção do excesso de pele e de gordura, deixando, assim, os braços com a aparência mais jovial e tonificada.
A braquioplastia ou lifting de braço reduz o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo, remodela o braço resultando em pele mais lisa com contornos suaves e resulta em aparência mais tonificada.
Para quem é indicado?
É indicado para a maioria dos pacientes que procuram melhorar o contorno dos braços, principalmente associado ao excesso de pele e/ou gordura.
Lembrando que mesmo que você se encaixe nas recomendações abaixo, a braquioplastia só será uma boa opção se o paciente estiver saudável, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, não estiver fumando, tiver uma perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia e tiver peso estável, ou seja, sem oscilações significativas do peso.
– Possui sobra de pele e excesso de gordura nos braços que não melhora com dieta e com exercícios físicos;
– Teve perda de peso significativa e isso resultou na sobra de pele nos braços;
– Essa sobra de pele gera prejuízo a sua autoestima devido a alteração do contorno corporal.
Anestesia
Anestesia local associada à sedação. Opção de anestesia geral em alguns casos.
Duração
O tempo cirúrgico varia entre 1-2 horas, conforme as alterações do paciente.
Internação
Regime ambulatorial, com alta em torno de 6 horas após o término do procedimento.
Cirurgia
Em relação ao excesso de gordura e/ou pele nos braços, a cirurgia plástica pode ocorrer de duas formas:
A primeira para mulheres que têm apenas excesso de gordura localizada nos braços, sem sobra de pele e lassidão dos tecidos, nesse cenário, realiza-se apenas lipoaspiração, que, inclusive, pode ser associada a outra cirurgia de maior porte.
Já para pacientes que possuem tanto o excesso de gordura, quanto o excesso de pele, nessas situações, é necessário realizar a braquioplastia. Essa constitui-se em uma incisão na parte interna do braço, na face póstero-medial, e tem como objetivo melhorar o contorno do mesmo.
Pós-operatório
É fundamental que o paciente siga rigorosamente todas as recomendações e, no caso de dúvidas, entre diretamente em contato com o seu Cirurgião Plástico.
Recomendações
Após a cirurgia, é indicado o uso da malha modeladora de forma contínua por pelo menos 30 dias. Além disso, é recomendado dormir com a cabeceira elevada e fazer exercícios respiratórios e de membros inferiores precocemente;
Recuperação
O retorno ao trabalho, se não houver esforço físico, pode ser iniciado em alguns dias. Já atividades físicas e esforços devem aguardar por pelo menos 30 dias;
Dor ou Desconforto
Nesse período, é comum o aparecimento de equimoses (roxos), inchaços e diminuição da sensibilidade em alguns locais, esses sinais e sintomas vão desaparecendo de forma gradual. Desconforto ou dor temporários podem acontecer, sendo tratados com analgésicos simples.