CIRURGIA PLÁSTICA REPARADORA
As cicatrizes são sinais visíveis que persistem após uma ferida ser cicatrizada. A má cicatrização pode contribuir para o surgimento de cicatrizes desfavoráveis. Apesar disso, mesmo uma ferida com uma boa cicatrização pode resultar em uma cicatriz inadequada.
A correção de cicatrizes é indicada quando essa cicatrização for inestética, ou seja, quando provoca distorções ou possui uma forma exagerada.
Apesar da correção da cicatriz proporcionar resultado estético mais agradável ou melhorar uma cicatriz que tenha má cicatrização, uma cicatriz não pode ser completamente apagada.
Correção cicatricial é a cirurgia plástica realizada para melhorar a condição ou a aparência de uma cicatriz em qualquer parte do corpo. A cirurgia de correção de cicatrizes destina-se a minimizar a cicatriz de modo que fique mais uniforme com o seu tom de pele e evite retrações. Os tratamentos variam de acordo com o tipo e o grau de cicatrização e podem incluir tratamentos tópicos simples, procedimentos minimamente invasivos e revisão cirúrgica com técnicas avançadas de fechamento da ferida.
Para quem é indicado?
É indicado para a maioria dos pacientes que procuram melhorar as cicatrizes, para que fiquem mais uniformes com o seu tom de pele e a textura circundante.
Lembrando que mesmo que você se encaixe nas recomendações abaixo, a correção de cicatriz só será uma boa opção se o paciente estiver saudável, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, não estiver fumando, tiver uma perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia e sem acne ativa ou demais doenças de pele na área a ser tratada.
– Descoloração, irregularidades da superfície e demais cicatrizes mais sutis podem ser esteticamente melhoradas por cirurgia ou demais tratamentos recomendados pelo cirurgião plástico. Estes tipos de cicatrizes não prejudicam a função ou causam desconforto físico e incluem cicatrizes de acne, bem como cicatrizes decorrentes de ferimentos leves e de incisões cirúrgicas anteriores.
– Cicatrizes hipertróficas são aglomerados espessos de tecido cicatricial que se desenvolvem diretamente no local da cicatrização. Estas cicatrizes são, na maioria das vezes, altas, vermelhas e/ou desconfortáveis, e podem se tornar maiores ao longo do tempo. Elas podem ser hiperpigmentadas (de cor mais escura) ou hipopigmentadas (de cor mais clara).
– Quelóides são maiores que as cicatrizes hipertróficas. Estas cicatrizes podem ser dolorosas ou com prurido e, também, podem enrugar. Elas se estendem para além das bordas de uma ferida ou incisão inicial, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, mas, desenvolvem-se mais comumente onde há pouco tecido subjacente de gordura, como na face, no pescoço, nas orelhas, no peito e nos ombros.
– Contraturas são cicatrizes que restringem o movimento devido à junção da pele e do tecido subjacente durante a cicatrização. As contraturas ocorrem quando há uma grande quantidade de perda de tecido, por exemplo, após uma queimadura. As contraturas também podem se formar onde a ferida se junta com a articulação, restringindo o movimento dos dedos, cotovelos, joelhos e pescoço.
Tratamentos Tópicos
Como géis, fitas ou compressão externa podem ajudar no fechamento das feridas e na cicatrização ou diminuir a capacidade da pele de produzir pigmento irregular. Estes produtos podem ser utilizados para o tratamento de cicatrizes superficiais existentes e descoloração, e para ajudar na cicatrização dos procedimentos de correção da cicatriz.
Tratamentos Injetáveis
Muitas vezes utilizados para preencher cicatrizes reduzidas. Dependendo da substância injetável utilizada e as condições da cicatriz, os resultados podem durar de três meses a vários anos. A terapia deve ser repetida para manter os resultados. Uma forma de terapia de injeção usa esteróides baseados em compostos para reduzir a formação de colágeno e pode alterar a aparência, tamanho e textura do tecido da cicatriz.
Tratamentos de Superfície
Mais frequentemente utilizados para a melhora estética da cicatriz. Estes métodos podem suavizar irregularidades da superfície e reduzir pigmentação irregular. Os tratamentos de superfície são um meio controlado de remoção mecânica das camadas superiores da pele ou alteração da natureza do tecido. Estas opções de tratamento incluem dermoabrasão, laser ou terapia leve, peeling químico ou agentes clareadores da pele.
Cirurgia
Medicamentos serão administrados durante o procedimento cirúrgico. As anestesias podem ser sedação intravenosa ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você. O cirurgião plástico pode recomendar uma combinação de técnicas de correção para alcançar os melhores resultados. Para cicatrizes mais profundas, às vezes poderá ser necessário várias incisões para remover cirurgicamente a cicatriz. Algumas cicatrizes exigirão fechamento em camadas.
Pós-operatório
É fundamental que o paciente siga rigorosamente todas as recomendações e, no caso de dúvidas, entre diretamente em contato com o seu Cirurgião Plástico.
Recuperação
A fase inicial de cicatrização pode apresentar inchaço localizado, descoloração ou desconforto e pode levar de 1 a 2 semanas. A cicatrização continuará por várias semanas. Com a dermoabrasão, o peeling químico, ou resurfacing a laser, as condições nas áreas tratadas serão as mesmas, além de sensibilidade em geral.