CIRURGIA PLÁSTICA DOS GLÚTEOS
A gluteoplastia é a cirurgia plástica dos glúteos (nádegas). Esse procedimento vem crescendo nos últimos anos e pode ser realizado através de uma combinação de liposucção, contorno e aumento dos glúteos.
A plástica de gluteoplastia é um procedimento individualizado, ou seja, cada caso é um caso.
A plástica nos glúteos pode ser realizada por implante (prótese) de silicone ou por lipoescultura com lipoaspiração e após uso dessa gordura lipoaspirada para enxertia nos glúteos. Sendo assim, essa cirurgia é ideal para quem deseja aumentar o volume, melhorar a forma, corrigir imperfeições ou elevar os glúteos.
Melhorar o contorno (formato/volume) da região dos glúteos através do implante de prótese glútea ou através da lipoescultura com lipoaspiração seguido de lipoenxertia glútea.
A escolha de um método ou outro depende das características físicas de cada paciente.
Para quem é indicado?
É indicado para a maioria dos pacientes que procuram melhorar o contorno corporal.
Lembrando que mesmo que você se encaixe nas recomendações abaixo, a cirurgia plástica dos glúteos só será uma boa opção se o paciente estiver estiver saudável, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, não estiver fumando, tiver uma perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia, e tiver peso estável, ou seja, sem oscilações significativas do peso.
– Possui pouco volume ou forma não adequada dos glúteos;
– Teve perda de peso significativa com queda dos glúteos;
– Tem prejuízo da autoestima por alteração do contorno corporal.
– Se você deseja ter mais curvas e uma aparência mais jovem em função de ter um bumbum no formato mais achatado e/ou quadrado.
Anestesia
Bloqueio condutivo (anestesia peridural ou raquidiana) associado à sedação. Opção de anestesia geral em alguns casos.
Duração
O tempo cirúrgico varia entre 2-4 horas, conforme as alterações do paciente.
Internação
Regime ambulatorial, com alta em torno de 6 horas após o término do procedimento.
Cirurgia
Pode ser realizada por implante (prótese) de silicone ou por lipoescultura com lipoaspiração e após uso dessa gordura lipoaspirada para enxertia nos glúteos. A escolha de um método ou outro depende das características físicas de cada paciente. Normalmente, pacientes com áreas de gordura localizada são candidatas para a lipoescultura, já pacientes magras sem áreas doadoras de gordura são candidatas para prótese glútea.
Pós-operatório
É fundamental que o paciente siga rigorosamente todas as recomendações e, no caso de dúvidas, entre diretamente em contato com o seu Cirurgião Plástico.
Recomendações
Após a cirurgia, está indicado o uso da malha modeladora de forma contínua por pelo menos 30 dias. Além disso, é recomendado fazer exercícios respiratórios e de membros inferiores precocemente. As drenagens linfáticas podem ser iniciadas já na primeira semana;
Recuperação
Nos casos de prótese glútea deve-se evitar sentar diretamente como glúteos nos primeiros 15 dias. Ou seja, ao sentar-se usar apoio nas coxas e nas costas para não colocar o peso do corpo na região operada. Também nos primeiros 15 dias apenas deitar-se de bruços;
Dor ou Desconforto
Nesse período, é comum o aparecimento de equimoses (roxos), inchaço e diminuição da sensibilidade em alguns locais, tais sintomas vão desaparecendo de forma gradual. Desconforto ou dor temporários podem acontecer, sendo tratados com analgésicos simples.
Atividades
O retorno ao trabalho, se não houver esforço físico, pode ser iniciado em alguns dias. Já atividades físicas e esforços devem aguardar por pelo menos 30 dias;