Tratamento de Lesões / Tratamento de Câncer de Pele

Consiste na retirada parcial ou total de lesões de pele (benignas ou malignas), respeitando as características da patologia em questão e buscando o melhor resultado estético-funcional possível. Já a cirurgia de correção de cicatriz reduz a cicatriz de modo que fique mais uniforme com o seu tom de pele e a textura circundante.

Lesões Benignas

As lesões benignas são reclamações frequentes nos consultórios. Essas lesões são nódulos formados por tecidos cutâneos que crescem sem invadir os tecidos vizinhos. A pele pode ser afetada por vários tipos de lesões benignas, tais como: nevos (pintas), queratoses seborreicas, hemangiomas, lipomas e verrugas.

Nem toda lesão de pele exige retirada cirúrgica. Após a devida avaliação por médico qualificado, que examinará a lesão e os dados pessoais pertinentes, serão discutidas com o paciente as possíveis condutas que variam desde o simples acompanhamento periódico, passando por tratamentos não-cirúrgicos, até a cirurgia propriamente dita.

– Quando essas lesões estão localizadas em locais com fricção frequente, como por exemplo, em atrito com peças de vestuário;
– Quando há dúvida quanto ao aspecto benigno da lesão;
– Por questões estéticas.

Lesões Malignas

No Brasil, o tumor de pele é o câncer mais incidente na população brasileira, sendo a região sul a mais afetada do País. Sua principal causa é a exposição exagerada ao sol. Além disso, pessoas com características genéticas como pele e olhos claros possuem tendência maior em desenvolver essa doença. Confira abaixo os tipos.

– Basocelular
O carcinoma basocelular (CBC) é o tipo mais comum, surge nas células basais, que estão na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele), raramente dá metástases, mas tem um crescimento local importante se não for tratado.

– Espinocelular
O carcinoma espinocelular (CEC) é o segundo mais comum, cresce nas regiões mais expostas ao sol como couro cabeludo e orelhas. Sua evolução é mais agressiva e pode atingir outros órgãos, caso não seja retirado.

– Melanoma
O melanoma cutâneo é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos; tem facilidade para disseminação, sendo fundamental o diagnóstico e tratamento precoces.

Endereço

Av. Getúlio Vargas, 531-S
Centro – Chapecó /SC

(49) 3328-0100

contato@cirurgiaplasticaintegrada.com.br

Cirurgia Plástica Integrada (C) Todos os direitos reservados | Desenvolvido por PSI

contact-section
Estamos online.