Cirurgia Plástica das Sobrancelhas | Lifting de Sobrancelhas ou Lifting dos Supercílios
Cirurgia Plástica das Sobrancelhas consiste na elevação/reposicionamento dos supercílios, podendo ser realizada por diversas técnicas que diferem nas vias de acesso (local, através das pálpebras, couro cabeludo, com auxílio de vídeo-endoscopia) e objetivos.
É a cirurgia plástica que eleva e reposiciona a forma da sobrancelha.
Na mulher, a sobrancelha normalmente fica posicionada no nível do rebordo orbital (osso), levemente arqueada, com a parte lateral mais elevada que a medial. Com a idade, há uma horizontalização da sobrancelha e seu descimento, principalmente na parte lateral. Já no homem, ela é normalmente mais horizontalizada, um pouco mais baixa e, também, com a idade há uma queda da sobrancelha principalmente na parte lateral.
Rejuvenescer o terço superior da face com o reposicionamento dos supercílios e a redução de rugas na testa. Mas lembre-se, a cirurgia não anulará os efeitos da gravidade ou o processo de envelhecimento natural ao longo dos anos.
Para quem é indicado?
É indicado para a maioria dos pacientes que procuram melhorar a aparência e o olhar ao reposicionar e elevar as sobrancelhas.
Lembrando que mesmo que você se encaixe nas recomendações abaixo, o lifting de supercílios só será uma boa opção se o paciente estiver saudável, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, não estiver fumando e tiver uma perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia.
– Possui queda dos supercílios;
– Tem flacidez das sobrancelhas provocando um aspecto de tristeza e/ou cansaço;
– Deseja um aspecto mais jovial do terço superior da face.
Anestesia
Anestesia local associada à sedação. Opção de anestesia geral em alguns casos.
Duração
O tempo cirúrgico é de 1 hora, conforme as alterações do paciente.
Internação
Regime ambulatorial, com alta em torno de 6 horas após o término do procedimento.
Cirurgia
O tratamento completo poderá incluir ressecções/reposicionamentos musculares e de pele, fixações com fios (absorvíveis ou inabsorvíveis), parafusos cirúrgicos e/ou outros dispositivos. Diferentes tipos de trações teciduais podem ser realizadas com o intuito de suavizar rugas frontais/glabelares ou reposicionar supercílios.
O fechamento das incisões pode ser realizado com fios (absorvíveis ou inabsorvíveis), grampos e complementado com cola ou fitas cirúrgicas. Drenos poderão ser ou não utilizados.
TIPOS – Incisões / Cicatrizes
As cicatrizes sempre serão as menores possíveis, mas isso depende das características físicas de cada paciente (quantidade excedente de pele e de gordura) e da via de acesso utilizada (técnica). Por ser um processo complexo e cheio de peculiaridades e, apesar de todos os cuidados competentes ao cirurgião, algumas vezes os resultados finais obtidos podem ficar abaixo do esperado. Sempre converse com seu cirurgião e tire suas dúvidas.
Incisão dentro do couro cabeludo (Gliding Brow Lift)
Cicatriz pequena, posicionada 1cm acima do início da linha do cabelo, sendo disfarçada pelo mesmo;
Incisão na borda superior dos supercílios (Técnica de Castanhares)
Cicatriz pequena, posicionada na transição entre os pelos e a pele. Indicada para casos bem específicos daqueles pacientes mais idosos e com muitas rugas na fronte que, junto com os pelos, ajudam a disfarçar a cicatriz;
Utilizando a mesma incisão da blefaroplastia
Indicada para casos em que é necessária uma elevação pequena (milímetros) das sobrancelhas, em pacientes que já irão realizar uma blefaroplastia.
Pós-operatório
É fundamental que o paciente siga rigorosamente todas as recomendações e, no caso de dúvidas, entre diretamente em contato com o seu Cirurgião Plástico.
Recomendações
Após a cirurgia, você ficará com um curativo de suporte por até 24 horas. Além disso, é recomendado dormir com a cabeceira elevada e fazer exercícios respiratórios e de membros inferiores precocemente;
Recuperação
O retorno ao trabalho, se não houver esforço físico, pode ser iniciado em alguns dias. Já atividades físicas e esforços devem aguardar por pelo menos 30 dias;
Dor ou Desconforto
Nesse período, é comum o aparecimento de equimoses (roxos), inchaço e diminuição da sensibilidade em alguns locais, tais sintomas vão desaparecendo de forma gradual. Desconforto ou dor temporários podem acontecer, sendo tratados com analgésicos simples.