Cirurgia de face ou lifting facial (Ritidoplastia)

Conhecido como Ritidoplastia, o lifting facial, é o procedimento cirúrgico que tem por finalidade a suspensão da pele da face, bem como a retirada do excesso que vai se tornando pendente com o passar dos tempos. Consiste, portanto, em melhorar a flacidez e atenuar as rugas faciais.

Geralmente a cirurgia envolve a pele da região do pescoço, a área sob o queixo, bochechas e a da região temporal e, ocasionalmente, a região frontal e as sobrancelhas. Deverá manter sempre as características próprias inerentes a cada face, sendo que os traços mais grosseiros é que serão atenuados. Isso significa que uma(um) paciente de 40 anos pareça ter 20.

A cirurgia retarda visualmente o processo de envelhecimento, mas não interrompe o processo evolutivo do organismo. De maneira geral, podemos citar este tempo em 5 a 8 anos. Haverá pacientes que procurarão o cirurgião antes do tempo e outros que nunca mais terão de fazer cirurgia com esse objetivo.

O facelift só pode ser realizado cirurgicamente; tratamentos não cirúrgicos de rejuvenescimento não proporcionam os mesmos resultados, mas podem ajudar a retardar o momento em que o facelift torna-se adequado, além de complementar os resultados da cirurgia. A cirurgia da face é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

Sendo uma cirurgia reparadora, o facelift não muda sua aparência e não interrompe o processo de envelhecimento.

Pré-operatório
No pré-operatório, você deve:
– Evitar o uso de aspirina e/ou medicamentos que contenham aspirina nas 2 semanas que antecedem a cirurgia. Esses medicamentos interferem na coagulação sanguínea e podem causar hemorragia;
– Não fumar nas 3 semanas que antecedem a cirurgia;
– Avisar o médico em caso de gripe, resfriado ou qualquer infecção nas 2 semanas antes da cirurgia;
– Tomar 5 gotas de tintura de arnica diariamente pela manhã 15 dias antes da cirurgia;
– Lavar a cabeça e a face com sabonete antisséptico (SABOFEN) antes de encaminhar-se ao hospital. Não usar maquiagem ou cremes no dia da cirurgia;
– Levar ao hospital: roupa fácil de vestir e que não seja pela cabeça, pente, óculos escuros, lenços para a cabeça e objetos de uso pessoal;
– Não se deve fazer tinturas no cabelo por 40 dias após a cirurgia;
– Solicitamos para não cortar o cabelo antes da operação pois o cabelo mais longo facilita a pentear e ajuda a esconder os pontos no pós-operatório;
– Não levar joias ao hospital.

Anestesia
A anestesia é geralmente local com sedação e assistência do anestesista, mas, conforme preferência ou indicação, poderá ser geral.

Internação
Em geral, a(o) paciente interna no dia da cirurgia pela manhã e deverá receber alta hospitalar na manhã do dia seguinte.

Cirurgia

Independente da anestesia (local ou geral), não haverá dor durante a cirurgia, que, geralmente, dura de 3 a 4 horas em média.

Dependendo do grau de mudança que você deseja, as suas opções de cirurgia de ritidoplastia incluem um lifting tradicional, lifting com incisão limitada ou Iifting de pescoço. Uma incisão de lifting tradicional, muitas vezes, começa no couro cabeludo na região temporal, continua em torno da orelha e termina na parte inferior do couro cabeludo. A gordura pode ser esculpida ou redistribuída na face, na papada e no pescoço. O tecido subjacente é reposicionado, comumente nas camadas mais profundas da face e os músculos são elevados. Uma segunda incisão, abaixo do queixo, pode ser necessária para melhorar o aspecto de envelhecimento no pescoço. Suturas ou adesivos de pele são usados para fechar as incisões.

Uma alternativa ao facelift tradicional utiliza incisões menores na região temporal, continuando em torno da orelha e, possivelmente, dentro das pálpebras inferiores ou sob o lábio superior. Papada, pele flácida no pescoço e acúmulo de gordura sob o queixo podem ser corrigidos com lifting de pescoço. A incisão de lifting de pescoço começa, muitas vezes, na frente do lóbulo da orelha, passando por trás da orelha e terminando na parte inferior do couro cabeludo.

Uma vez cicatrizadas, as linhas de incisão do lifting ficam bem escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e do ouvido.

Recuperação

Pós-operatório
No pós-operatório, normalmente usam-se curativos compressivos na cabeça e no pescoço do tipo capacete durante 1 ou 2 dias. Neste período a(o) paciente fará compressas frias sobre as pálpebras, as quais ajudarão a reduzir a formação de equimoses e edemas. No dia da alta, é retirado o curativo e já é possível lavar a cabeça com sabão liquido e anti-séptico, usar o secador e ir para casa. A(o) paciente receberá visitas frequentes da equipe nos primeiros dias até estar em condições de fazer as revisões no consultório. Os pontos serão retirados oportunamente entre o quarto e o décimo quarto dias em etapas.

Poderá ser usada maquiagem após o quarto dia, sendo que no final do dia a mesma seja removida completamente usando creme hidratante ou óleo de limpeza.

O cabelo será cortado pela equipe cirúrgica no dia da cirurgia apenas em uma pequena área atrás das orelhas e acima das mesmas, que é onde será cortado e retirado o excesso de pele. O penteado irá esconder as marcas.

Deve-se evitar compromissos importantes até 3 a 4 semanas após a cirurgia. Também no pós operatório, pode-se sentir um certo amortecimento na pele da região do pescoço e à frente da orelha e/ou tensão na região do pescoço. Lentamente isso se normalizará. Pacientes fumantes não devem se submeter a esta cirurgia a não ser que suspendam o uso do cigarro 20 dias antes e 20 dias depois da operação.

Cuidados
– Não fumar por 3 semanas;
– Repouso relativo por aproximadamente 4 dias e com a cabeça levantada (2 a 3 travesseiros);
– Compressas geladas e diluídas em tintura de arnica sobre as pálpebras verias vezes ao dia por 2 dias;
– Alimentação normal;
– Evitar esforços ou baixar a cabeça por 1 semana;
– Evitar o sol ou claridade forte por 30 dias;
– Lavar a cabeça com shampoo neutro a partir do terceiro dia; não se deve fazer tinturas por 40 dias após a cirurgia;
– Repouso leve por mais 7 dias e voltar às suas atividades normais lentamente assim que se sentir em condições para tal;
– Prática de esportes após 2 meses. Iniciar com moderação;
– Avisar em caso de dor séria, edema importante ou sangramento anormal.

Cicatriz
Qualquer cirurgia deixa cicatrizes definitivas (por menos extensas que sejam), apesar da tendência de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. A obrigação do cirurgião é colocar as cicatrizes em locais escondidos por pregas naturais ou pelo cabelo, de modo que dificilmente as tornem visíveis com o tempo ou tragam problemas. Prurido (coceira), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto é temporário e tende a desaparecer com o tempo.

Quando o procedimento for finalizado, uma bandagem pode ser colocada delicadamente em torno de seu rosto para minimizar o inchaço e os hematomas. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

Pode levar vários meses para que o inchaço desapareça e até seis meses para que as linhas de incisão fiquem com aparência normal. Proteção solar permanente ajuda a manter a aparência rejuvenescida, minimizando o envelhecimento ou danos do sol. Além disso, um estilo de vida saudável também ajuda a prolongar os resultados obtidos com a cirurgia, dando-lhe aparência rejuvenescida e jovem.

Importante: Não se baseie em informações de amigos bem intencionados. Obtenha as informações necessárias diretamente com o médico e você evitará ter dúvidas e ansiedade no período pós-operatório.

Endereço

Av. Getúlio Vargas, 531-S
Centro – Chapecó /SC

(49) 3328-0100

contato@cirurgiaplasticaintegrada.com.br

Cirurgia Plástica Integrada (C) Todos os direitos reservados | Desenvolvido por PSI

contact-section
Estamos online.