CIRURGIA PLÁSTICA DO QUEIXO
Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência. Muitas vezes o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz de modo a atingir proporções faciais equilibradas.
Implantes faciais trazem equilíbrio e melhor proporção para a aparência estrutural do rosto.
A aparência do seu rosto é determinada por três componentes básicos: pele, tecidos moles e ossos. Se a estrutura do seu rosto é desproporcional – o queixo/mento – é rebaixado. Ou a mandíbula indefinida ou as bochechas são planas – estas características podem afetar significativamente a sua autoimagem.
Se você se sente incomodado por ter um queixo pequeno, mandíbula pouco marcada ou falta do contorno facial, a cirurgia plástica com implantes faciais pode beneficiá-lo.
O objetivo é criar equilíbrio e proporção.
O seu procedimento pode ser realizado isoladamente ou como complemento de demais procedimentos de contorno facial tais como a cirurgia do nariz ou da orelha.
Para quem é indicado?
É indicado para a maioria dos pacientes que procuram melhora do contorno facial.
Lembrando que mesmo que você se encaixe nas recomendações abaixo, a mentoplastia ou cirurgia de queixo só será uma boa opção se o paciente estiver saudável, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, não estiver fumando e tiver uma perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia.
– Possui queixo pouco projetado;
– Deseja melhorar a definição da mandíbula;
– Procura recuperar contorno facial alterado pelo envelhecimento;
– Tem prejuízo da autoestima por alteração do contorno facial.
Anestesia
Anestesia local associada à sedação. Opção de anestesia geral em alguns casos.
Duração
O tempo cirúrgico é de 1 hora, conforme as alterações do paciente.
Internação
Regime ambulatorial, com alta em torno de 6 horas após o término do procedimento.
Cirurgia
O procedimento é realizado através de uma pequena incisão na parte interna da boca, entre a gengiva e o lábio inferior, permanecendo escondida no pós-operatório ou ao longo da parte de baixo do queixo.
Pós-operatório
É necessário que a paciente ou paciente siga rigorosamente todas as recomendações e, no caso de qualquer dúvida, entre diretamente em contato com o seu médico cirurgião plástico.
Recomendações
Após a cirurgia, é indicado fazer uso de compressas frias no local. Além disso, é recomendado dormir com a cabeceira elevada e fazer exercícios respiratórios e de membros inferiores precocemente;
Recuperação
O retorno ao trabalho, se não houver esforço físico, pode se iniciado em alguns dias. Já atividades físicas e esforços devem aguardar por pelo menos 30 dias;
Dor ou Desconforto
Nesse período, é comum o aparecimento de equimoses (roxos), inchaço e diminuição da sensibilidade em alguns locais, tais sintomas vão desaparecendo de forma gradual. Desconforto ou dor temporários podem acontecer, sendo tratados com analgésicos simples.