Plástica dos Pequenos ou Grandes Lábios
Ninfoplastia é a cirurgia íntima feminina de redução dos pequenos lábios vaginais. O aumento ou hipertrofia dos pequenos lábios é uma alteração relativamente comum que pode causar desconforto e dificuldade de higiene. Assim como, constrangimentos diários, consigo mesma, e com o parceiro durante a relação sexual, devido ao genital ter adquirido forma e tamanho inestético.
O aumento dos pequenos lábios é congênito na maioria dos casos.
Algumas mulheres apresentam aumento com a idade, após o parto, por irritação crônica ou por alteração hormonal
A redução dos pequenos lábios é indicada em mulheres a partir dos 12 anos de idade, quando o seu aumento afeta gravemente a autoestima ou causa desconforto. O medo do constrangimento dos genitais é uma poderosa força antissocial. Outras alterações que podem acometer a área são atrofia dos grandes lábios por perda de peso significativa, ou mesmo com a idade, e o acúmulo de gordura e queda do Monte de Vênus.
Melhorar o aspecto da genitália externa feminina, dos pequenos lábios. Isso através da remoção do excesso de pele local, deixando-a com a aparência mais jovial e tonificada. Facilitando, dessa maneira, o processo de higiene pessoal por remoção do excedente de pele.
Para quem é indicado?
É indicado para a maioria das pacientes que procuram diminuição do desconforto e aumento da autoestima na relação sexual. E, claro, melhora da aparência da genitália feminina, com aspecto mais jovial e atraente.
Lembrando que mesmo que você se encaixe nas recomendações abaixo, a ninfoplastia só será uma boa opção se o paciente estiver saudável, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, não estiver fumando e tiver uma perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia.
– Possui aumento significativo dos pequenos lábios que, por vezes, ultrapassa os grandes lábios;
– Tem desconforto e dificuldade para a higiene pessoal;
– Tem diminuição da autoestima pelo aspecto da genitália externa.
Anestesia
Anestesia local associada à sedação. Opção de anestesia geral em alguns casos.
Duração
O tempo cirúrgico varia entre 1-2 horas, conforme as alterações da paciente.
Internação
Regime ambulatorial, com alta em torno de 6 horas após o término do procedimento.
Cirurgia
Atrofia dos Grandes Lábios: Essa alteração é corrigida com lipoenxertia no local, e a área doadora da gordura normalmente é o abdome.
Acúmulo de Gordura no Monte de Vênus (ou Monte Pubiano): É corrigido com lipoaspiração no local.
Note que essas duas alterações ocorrem em um perfil oposto de paciente, a atrofia de grandes lábios normalmente em pacientes magras que tiveram grande perda de peso; e o acúmulo de gordura no Monte de Vênus, normalmente, em pacientes com sobrepeso.
Pós-operatório
É fundamental que o paciente siga rigorosamente todas as recomendações e, no caso de dúvidas, entre diretamente em contato com o seu Cirurgião Plástico.
Recomendações
Após a cirurgia, está indicado repouso e uso de absorvente externo por 7 dias e evitar a atividade sexual por 30-45 dias;
Recuperação
O retorno ao trabalho, se não houver esforço físico, pode ser iniciado em alguns dias. Já atividades físicas e esforços devem aguardar por pelo menos 30 dias;
Dor ou Desconforto
Nesse período, é comum o aparecimento de equimoses (roxos), inchaço e diminuição da sensibilidade em alguns locais, tais sintomas vão desaparecendo de forma gradual. Desconforto ou dor temporários podem acontecer, sendo tratados com analgésicos simples.