Cirurgia de nariz (Rinoplastia)
Cada pessoa apresenta uma fisionomia particular própria que a caracteriza, além de uma estrutura de nariz distinta em relação ao seu tamanho, às cartilagens, à espessura de pele, formato da face e ainda aos fatores hereditários. A cirurgia estética de nariz tem, portanto, a finalidade de manter o equilíbrio e a harmonia entre o nariz e a face, sem que mude ou altere a naturalidade e a sua autenticidade ou, em outras palavras, deve melhorar e refinar aquilo que já existe sem modificar as características da face. De maneira geral, a abordagem é feita dentro do nariz (intra-nasal) agindo sobre a sua estrutura óssea e cartilaginosa. Eventualmente, é realizada sobre a pele da região, quando podem ser removidos excessos ósseos e cartilaginosos e noutras vezes acrescentar estruturas para manter o equilíbrio tão necessário ao bom resultado estético.
A Rinoplastia ou cirurgia do nariz melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz.
A rinoplastia pode mudar:
• O tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais;
• A largura do dorso nasal;
• O perfil do nariz;
• A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada;
• Narinas grandes, largas ou arrebitadas;
• Assimetria nasal e desvio.
Para quem é indicado?
Esta cirurgia é indicada:
• Se o crescimento facial estiver finalizado e se você tiver 13 anos de idade ou mais;
• Você é fisicamente saudável;
• Você não fuma;
• Você tem atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico.
Pré-operatório
No pré-operatório:
– Esclareça todas as suas dúvidas antes da cirurgia;
– Comunicar em caso de gripe, resfriado, febre ou qualquer alteração orgânica importante que ocorra no período antes da cirurgia;
– Jejum deve ser feito a partir do dia anterior e evitar bebidas alcoólicas e refeições muito lautas na véspera;
– Lavar o rosto com SABOFEN sabonete antes de dirigir-se para o hospital estabelecido.
Anestesia
Normalmente a preferência é que a cirurgia seja realizada sob anestesia geral, salvo raras exceções quando pode ser sob anestesia local.
Internação
Independente da anestesia local ou geral, não há necessidade de internação, ou seja, a cirurgia é realizada a nível ambulatorial. A(o) paciente possui alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia.
Cirurgia
A cirurgia do nariz é realizada por procedimento fechado, em que as incisões são escondidos no interior do nariz, ou por procedimento aberto, onde é realizada uma incisão através da columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas. Através destas incisões, os tecidos moles que cobrem o nariz são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura do nariz. Normalmente a duração do ato operatório é de 1 a 2 horas. A cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo. Mais comumente, partes de cartilagem do septo, a partição no meio do nariz, são usadas para este propósito. Algumas vezes, parte de cartilagem da orelha e, raras vezes, parte da cartilagem da costela podem ser usadas também.
Uma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. Incisões adicionais podem ser feitas nos sulcos naturais das narinas para alterar o seu tamanho.
Uma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. Incisões adicionais podem ser feitas nos sulcos naturais das narinas para alterar o seu tamanho.
Uma espécie de gesso e tampão internos darão sustentação ao nariz à medida que a cirurgia começa a cicatrizar por aproximadamente uma semana. Enquanto o inchaço inicial diminui dentro de algumas semanas, pode levar até um ano para o novo contorno nasal ser redefinido completamente. Durante este período, você perceberá mudanças graduais na aparência de seu nariz. O inchaço pode aparecer e desaparecer e ser um pouco pior pela manhã, durante o primeiro ano, após a cirurgia. A rinoplastia para remodelar a via aérea obstruída requer avaliação cuidadosa da estrutura nasal que se refere ao fluxo de ar e respiração. A correção de desvio do septo, uma das causas mais comuns de insuficiência respiratória, inclusive, é conseguida através do ajuste da estrutura nasal para produzir um melhor alinhamento.
Recuperação
Pós-operatório
O período pós-operatório é de maneira geral muito tranquilo, sendo praticamente indolor. É caracterizado por inchaço (edema) e hematomas ao redor dos olhos que vão sendo reabsorvidos com o tempo em torno de 10 dias. Terminada a cirurgia, o nariz é mantido imobilizado com gesso ou um material plástico termo-soldável que o recobre totalmente e será retirado após cerca de 7 a 10 dias. Também é deixado um tamponamento nas narinas que será retirado no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. Tanto o gesso quando o tamponamento são importantes para a fase de modelagem do nariz, diminuindo a possibilidade de sangramento pós-operatório.
Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Logo após a retirada do gesso, nota-se um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar do tempo, apesar de já podermos observar os vários defeitos estéticos do nariz original terem sido corrigidos. O resultado definitivo só será visível após o sexto mês de pós-operatório. Algumas(uns) pacientes podem atingir o resultado definitivo antes ou depois dos 6 meses, no entanto, a persistência do edema transitório por um período mais longo que o normal não interfere no resultado. Eventualmente pode haver uma sensação de dificuldade respiratória nas primeiras semanas em função do inchaço que também ocorre na parte interna do nariz, mas que se normaliza com o decorrer do tempo. Dificilmente as funções respiratórias são prejudicadas após a cirurgia estética de nariz. Também não é incomum um pequeno sangramento pelas narinas nos 2 dias seguintes. Isto não deve ser motivo de preocupação e cederá espontaneamente.
Cuidados
– Fazer repouso relativo nos primeiros 4 dias, evitando movimentos bruscos e seguidos com a cabeça e com o corpo, bem como baixar a cabeça;
– Manter sempre a cabeça elevada nos primeiros dias; dormir com 2 a 3 travesseiros e com a face voltada para cima;
– Geralmente após a primeira semana não há inconveniente em expor-se ao eventual sol, entretanto deve-se evitar exposições longas nos primeiros 2 a 3 meses, bem como exercícios físicos que possam traumatizar o nariz operado;
– É recomendável aplicar com cotonete uma pomada indicada no interior das narinas para evitar ressecamento das secreções naturais neste período.
Cicatriz
Esta cirurgia não deixa cicatrizes aparentes, pois as incisões são realizadas por dentro do nariz e, consequentemente, não deixam vestígios cicatriciais externos. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar do tempo, tornam-se praticamente imperceptíveis.
Pode levar vários meses para que o inchaço desapareça completamente e até um ano – e às vezes mais – para o resultado da cirurgia ser percebido em sua totalidade. Embora os resultados da Rinoplastia sejam, geralmente, permanentes, a cartilagem pode continuar a mover e remodelar o tecido, alterando o resultado ao longo do tempo.
Importante: Não se baseie em informações de amigos bem intencionados. Obtenha as informações necessárias diretamente com o médico e você evitará ter dúvidas e ansiedade no período pós-operatório.